A Identidade verbal da marca é como a linguagem e a mensagem de uma marca fazem com que ela se diferencie das demais e se conecte com as pessoas.
É o que inspira movimentos, fixa na mente das pessoas, dá beleza e força a um jeito de ser e ver o mundo que ganha vida através das palavras. É o que torna uma marca única, porque não há como imitar o jeito que algo nos faz sentir, seja em razão da sua história, da forma como fala, o tom que usa, as expressões que definem um grupo e geram pertencimento.
Identidade verbal de uma marca é o que ela acredita, como vê o mundo, o que defende, como se apresenta para as pessoas por meio das palavras que escolhe usar, do estilo que escreve, do propósito que ultrapassa a si mesma, das ideias que espalha, compartilha e vira crença de mais gente.
Num mundo onde tantos falam ao mesmo tempo, se destaca quem tem personalidade, ideias próprias que são repetidas com criatividade, consistência e coerência pelos mais variados pontos de contato com o público. É essa identidade verbal que fortalece uma marca em publicidades, ações de marketing, anúncios, redes sociais, sites, embalagens, canais de atendimento, programas que participe, etc.
O que a marca fala, sobre o que ela fala, como fala, qual o mundo em que acredita e contra o que a marca se volta são os elementos que norteiam a construção da identidade da marca apresentada em verbos, palavras, textos, falas.
A identidade verbal da marca garante consistência, conexão e segurança na hora de comunicar com as pessoas. É ela a responsável por passar uma mensagem de maneira tão clara e própria que consegue chamar a atenção, trazer para perto, virar um estilo de vida ou uma forma de se posicionar no mundo.
O que você vende é importante, mas porque você vende e de que forma são ainda mais. É isso que atrai as pessoas, as fazem ficar e defender a sua marca.
Por isso, construa quem você é e seja de propósito.